A União Europeia reconheceu o Brasil como livre de gripe aviária e permitiu o retorno das exportações de carne de frango para o bloco.

Em publicação na rede social X, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, mencionou que realizou uma videoconferência com o comissário de Saúde da União Europeia, Oliver Várhelyi, sobre o assunto. O ministro da Pesca, André de Paula, também esteve presente na reunião virtual.

“Recebemos boas notícias. Primeiro, o reconhecimento do status do Brasil como livre da gripe aviária, o que permitirá a retomada das exportações para a Europa”, declarou.

Os países do bloco suspenderam a importação devido a um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), registrado em maio.

Em junho, o Brasil se declarou livre da doença após desinfetar a granja afetada e não registrar nenhum outro caso durante 28 dias.

No total, 41 países já suspenderam o embargo. No último dia 25, o Chile, a Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte retiraram as restrições para a compra de carne de frango do Brasil.

Com o anúncio desta quinta-feira, Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste ainda mantêm embargo às importações de carnes de aves brasileiras.

O ministro afirmou que o comissário da União Europeia se comprometeu a reunir os estados-membros do bloco para remover as barreiras sanitárias à importação do frango produzido no Brasil e retomar o pre-listing, processo suspenso desde 2018 que reconhece a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária para as exportações brasileiras.

“O compromisso dele é que, nas próximas semanas, os estados-membros da comunidade europeia se reunirão para a retirada do controle reforçado e a volta do pre-listing, tão importante para o Brasil, que está suspenso desde 2018”, acrescentou Fávaro.

Fonte: Agência Brasil