A Embraer anunciou nesta quarta-feira (10) que recebeu da Avelo Airlines, companhia aérea americana, um pedido firme para a compra de 50 jatos E195-E2, totalizando um valor de US$ 4,4 bilhões. A empresa também demonstrou interesse em adquirir outras 50 aeronaves do mesmo modelo, podendo elevar o total para 100 jatos E195-E2.
A Avelo se tornará a primeira companhia aérea dos EUA a operar a maior e mais avançada aeronave comercial da Embraer. Atualmente, a empresa utiliza aviões Boeing 737NGs. As entregas das novas aeronaves estão previstas para começar no primeiro semestre de 2027.
De acordo com a Embraer, o desempenho superior de decolagens em pistas curtas do E195-E2, seu alcance, eficiência no consumo de combustível e baixo nível de ruído fazem do modelo uma opção ideal para a expansão da malha aérea da Avelo.
“O E195-E2 é um divisor de águas para as companhias aéreas que desejam crescer de forma lucrativa enquanto melhoram a experiência dos passageiros”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
“A Avelo complementará sua frota de aeronaves narrowbody com o E195-E2, líder em sua categoria. Sua eficiência de consumo de combustível, operação silenciosa e capacidade de operar em pistas curtas permitirão a abertura de novos mercados”, adicionou.
Os produtos da Embraer estavam sujeitos a uma taxa de 50% imposta pelos EUA sobre o Brasil. Contudo, a fabricante foi isenta da taxação no final de julho, quando o governo americano anunciou uma lista de cerca de 700 produtos considerados exceções, incluindo aeronaves, motores, peças e componentes de aviação.
Fonte: Agência Brasil