Você sabia que a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), celebra 49 anos de história? E tem o papel de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país?

Para entender e se aprofundar sobre a importância e o papel da instituição, o novo episódio do Podcast do Minc, dividido em dois blocos. Apresenta entrevistas de Maria Marighella, primeira mulher e nordestina a ocupar a presidência da Funarte, e Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Minc.

A atuação da entidade em prol da democratização e acesso às artes no país, abrangendo áreas como circo, dança, teatro, música e artes visuais deram o tom à conversa conduzida pela jornalista Thais Maruoka. 

“A primeira tarefa e última dessa gestão da Funarte é entregar e proporcionar ao Brasil, ao povo brasileiro e aos fazedores de artes, a Política Nacional das Artes. A Funarte está na vida das artes brasileiras e presente na gênese de qualquer formulação de políticas públicas”, enfatiza a presidenta. 

No segundo bloco, o secretário Henilton Menezes oferece uma visão de como a Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural atua de maneira alinhada às iniciativas da Fundação, além de explicar o funcionamento da Lei de Incentivo no país. “A Funarte, por cuidar das artes do Brasil, tem uma demanda muito grande com os projetos que chegam para buscar patrocínio da Lei Rouanet. Precisamos manter uma relação estreita com a Funarte, pois todos os projetos que chegam ao Ministério passam por sua análise técnica”, explica o secretário.

A segunda temporada do Podcast aborda temas relacionados às entidades vinculadas ao Ministério da Cultura. No total, serão seis episódios semanais, com duração média de 50 minutos. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foram temas das duas edições anteriores desta temporada. 

Para acessar o terceiro episódio na íntegra, basta clicar aqui, no Spotify ou aqui, no canal oficial do MinC no YouTube.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura