Eles estão nos palcos e nos bastidores da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC). Os monitores-anjos, 12 estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de outras instituições públicas e privadas de ensino superior, selecionados via edital, têm aprimorado seus conhecimentos técnicos atuando na produção da programação artística do evento.

A UFG é parceira do Ministério da Cultura (MinC) na organização da parte cultural da Conferência, tendo colaborado ainda na curadoria e contratação dos artistas dos palcos Diversidade, Multicultural e Som da Rural.

“O objetivo dessa ação formativa é dar a oportunidade para que esses estudantes tenham uma experiência na produção cultural e artística da CNC”, explica a professora e vice-diretora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás, Flavia Maria Cruvinel.

Entre os auxiliares de produção selecionados está Ítalo de Pinho Duarte de Souza Vieira, aluno de Educação Musical da UFG. “É muito importante estar trabalhando na produção, com uma bolsa boa, porque durante a pandemia da Covid eu tive que largar os estudos, peguei carteira assinada, e, recentemente voltei à universidade. Participar da Conferência também muda muito a maneira como eu penso as minhas aulas. A toda hora tem uma apresentação cultural de uma região. No camarim, eu acho que já vi artistas de três cantos do Brasil”, comenta ele, que ensina bateria, ukulele e produção de música eletrônica.

Estudante de teatro do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Letycia de Sousa Amorim faz coro com o colega. “É muito importante participar de um evento desses que mostra a diversidade cultural do nosso país. Estar atuando aqui é um incentivo para gente continuar na arte, continuar na cultura”.

Também da UFG, José Victor Resende, do curso de Produção Musical, destaca a importância das apresentações artísticas na CNC. “É interessante ver como as atividades culturais, mesmo as mais recreativas, são fundamentais, porque metade do prédio está debatendo leis, projetos e mecanismos para fortalecer a cultura. Um pessoal, ali, trabalhando, aqui, com o papel e caneta; e outro, aqui, com a corda e a baqueta”, analisa o estudante, que toca com o amigo Ítalo, na banda Lâmpada Mágica, e organiza o festival itinerante Jardim Elétrico.

Realização

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além da UFG, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, com realização do MinC e do CNPC, correalização da OEI e apoio da Flacso Brasil.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura