As inscrições do Novo PAC Seleções chegaram ao fim, selando uma grande conquista para a Cultura. O Ministério da Cultura (MinC) recebeu 396 cadastros de terrenos, destas, 300 propostas foram submetidas a análise para construção dos CEUs da Cultura, submetidas por 24 estados do Brasil.

Os CEUs da Cultura são equipamentos culturais de uso comunitário e coletivo, a serem construídos em territórios de vulnerabilidade social. Eles são componentes fundamentais na tarefa de ampliar o acesso à infraestrutura cultural em áreas periféricas do país – objetivo prioritário para a atual gestão do MinC.

Apesar dos estados de São Paulo e Minas Gerais terem cadastrado 96 terrenos no total, sendo 94 terrenos pelo estado paulista e 2 pelo mineiro. O MinC lamenta, que esses estados, bem como o Distrito Federal, não tenham submetido propostas para análise, não obstante todo o esforço e disponibilidade da equipe do Ministério para auxiliar gestores públicos de Cultura em todo o Brasil. Com isso, os R$ 170 milhões a que as três unidades federativas teriam direito serão redistribuídos entre os demais estados interessados.

Por fim, o MinC celebra o sucesso geral do Novo PAC Seleções. Com adesão de 100% dos estados e 96% dos municípios brasileiros, 35.213 propostas foram cadastradas em todas as áreas contempladas pelo programa, como cultura, saúde, educação e mobilidade urbana. O resultado aponta o Brasil de volta ao rumo do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura