O Ministério da Cultura (MinC) marca presença no 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, que acontece entre os dias 20 e 26 de abril, na cidade de Ipiaú (BA). O evento reúne representantes da Agência Nacional de Cinema (Ancine), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e de diversas instituições públicas e coletivos culturais para discutir os caminhos para a interiorização das políticas públicas e a descentralização dos recursos destinados ao setor.
Com o tema Território Cinema, o Fórum oferece uma intensa programação voltada para realizadores, produtores, agentes culturais e gestores públicos dos 27 Territórios de Identidade do estado. Serão seis mesas temáticas, além de oficinas, workshops, rodadas de negócios e sessões de pitching. A agenda completa está disponível no site forumavi.com.br, e os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do evento no YouTube (youtube.com/@forummavi).
MinC
A chefe da Divisão de Políticas para Cineclubismo e Pontos de Exibição da Secretaria do Audiovisual (SAV) do MinC, Thay Limeira, participa do debate que acontece na quinta-feira (24), às 9h, e que irá abordar a interiorização das políticas culturais do audiovisual. A mesa discutirá a efetividade dos editais, a distribuição dos recursos públicos e os desafios enfrentados por produtores e exibidores fora dos grandes centros. Também participam da conversa Sara Prado (Funceb), Paulo Alcoforado (Ancine) e Adélia Pinheiro (ex-secretária de Educação da Bahia), com mediação de Elson Rosário, do Coletivo Setorial Audiovisual de Ilhéus.
Para Thay Limeira, a participação no Fórum será uma oportunidade para apresentar os avanços recentes nas políticas de fomento e difusão audiovisual no interior. “Quero levar a perspectiva das nossas ações de difusão dentro da SAV, destacando a capilaridade da nossa rede de exibição – especialmente por meio dos pontos de exibição e cineclubes. A ideia é mostrar como temos fortalecido essa rede exibidora no interior, incentivando que os cineclubes e pontos de exibição ocupem espaços como escolas, bibliotecas, museus, centros culturais e outros equipamentos da gestão pública”, afirmou.
Em 2024, o MinC apoiou diversas iniciativas de difusão audiovisual que ampliaram o acesso da população ao cinema em espaços públicos, com destaque para a Mostra Difusão da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, a Mostra Mercosul e o apoio ao Dia Internacional da Animação. Essas ações envolveram 535 pontos de exibição e cineclubes atuantes, em 350 municípios brasileiros, com mais de 45 mil participantes, demonstrando a amplitude e capilaridade da política de difusão audiovisual da Pasta.
Além dos debates, o Fórum promove atividades de formação com oficinas presenciais e online (21 e 22), workshops com especialistas (21 a 23) e rodadas de negócios (23 e 24), que selecionaram mais de 70 projetos. No dia 25, seis projetos participam de sessões de pitching com players do mercado audiovisual.
Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia
O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia é realizado pela Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (Sasb), com produção da Voo Audiovisual, e tem apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Funceb, com recursos do Ministério da Cultura.
Serviço
2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia
De 20 a 26 de abril de 2024
Local: Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú – Av. Getúlio Vargas, 789, bairro Democracia
Transmissão ao vivo: youtube.com/@forummavi
Programação completa e inscrições: forumavi.com.br
Entrada gratuita. Inscrição prévia necessária apenas para oficinas, workshops e emissão de certificados.
Mesas Temáticas
23/04 – Terça-feira – 9h
Tema: O impacto do audiovisual no desenvolvimento socioeconômico dos interiores
Participantes: Tiago Castro (Roliúde Nordestina), César Piva (Polo Audiovisual de Juiz de Fora), Carmen Lima (UNEB), Marcelo Ikeda (UFC)
Mediação: Rayssa Coelho (Sasb)
24/04 – Quarta-feira – 9h
Tema: Interiorização das políticas públicas culturais do audiovisual
Participantes: Sara Prado (Funceb), Paulo Alcoforado (Ancine), Thay Limeira (MinC), Adélia Pinheiro (ex-Secretária de Educação)
Mediação: Elson Rosário (Ilhéus)
24/04 – Quarta-feira – 14h
Tema: Cineclubes, mostras e festivais como espaços de difusão
Participantes: Cláudio Lyrio (Cineclube Mocambo), Leandro Alves (NAVI), Daiane Silva (DIMAS/SecultBA)
Mediação: Wilmar Ferraz (FASAI)
25/04 – Quinta-feira – 9h
Tema: Construção e reforma de salas de cinema no interior
Participantes: Esmon Primo (Movimenta Cultura), Gerardo Bressan Smith (Syncora Systems), Juca Ferreira (BNDES), Keu Guerra (Catu), Jairo Pires (Cine Orion)
25/04 – Quinta-feira – 14h
Tema: Implementação da Bahia Filmes
Participantes: Pola Ribeiro (MAB), Renato Nery (SecultBA), Filipe Gama (Uesb)
Mediação: Edson Bastos (Voo Audiovisual)
26/04 – Sexta-feira – 9h
Tema: Mobilização pela valorização do audiovisual nos interiores
Participantes: Fabiano Raposo (PB), Luca Morais (MA), Gabi Bressola (SC), Nieves Rodrigues (MST), Iara Oly (SP), Nádia Akawã (Tupinambá), Samuel Leite (MT)
Mediação: Daniel Leite Almeida (Sasb)
Fonte: Ministério da Cultura