A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta terça-feira (26) de reunião ministerial comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O encontro reuniu todo o primeiro escalão do Governo para alinhar prioridades, avaliar resultados e projetar os próximos passos em áreas sociais, ambientais e econômicas.

Na abertura, Lula destacou o papel do Brasil no cenário internacional e reforçou a defesa da soberania e da democracia diante dos desafios globais, ressaltando a necessidade de uma nova governança mundial mais justa e multilateral. “Nós aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos desaforo de ninguém”, afirmou.

O presidente também apresentou um balanço das principais ações do governo desde o início do mandato, como o retorno do Brasil ao mapa das grandes políticas de combate à fome, a retomada da indústria nacional e a queda histórica no desemprego.

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou o objetivo da viagem à frente de uma comitiva do Governo, com empresários e representantes de órgãos públicos. O objetivo da visita é consolidar parcerias comerciais e abrir espaço para novos investimentos entre Brasil e México, as duas maiores economias da América Latina, em meio ao tarifaço do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O México é um parceiro estratégico. A viagem é uma oportunidade para destravar oportunidades em áreas como indústria, agronegócio e saúde, fortalecendo a integração produtiva regional”, explicou Alckmin.

Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresentou o balanço de execução do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e enfatizou a importância de integrar obras e investimentos em todas as regiões do país. A previsão de execução financeira dos investimentos até junho de 2026 é de R$ 1,1 trilhão, alcançando 87% do valor total previsto para ser executado até o final do próximo ano.

Ele também salientou investimentos em saúde, como a habilitação de mais de 16 mil novos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e 4 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da entrega de novas creches e a ampliação das matrículas em tempo integral. “O Governo do presidente Lula está mostrando a que veio: colocar as pessoas no centro, promovendo desenvolvimento e geração de empregos”, completou.

Entre as medidas sociais e econômicas destacadas no encontro, Lula citou a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, novos programas de moradia popular e a expansão da distribuição do gás às famílias de baixa renda. O presidente ainda mencionou a necessidade de regulamentar a atuação das grandes plataformas digitais. “Nós somos um país soberano, nós temos uma Constituição, nós temos uma legislação e quem quiser entrar nesses 8,5 milhões de quilômetros quadrados, no nosso espaço aéreo e marítimo, na nossa floresta, tem que prestar contas à nossa Constituição e à nossa Legislação”.

Na segunda reunião ministerial de 2025, o presidente ainda reafirmou a importância da coesão entre ministérios para garantir avanços consistentes e ampliar o alcance das políticas públicas em todas as áreas.



Fonte: Ministério da Cultura