Com o objetivo de contribuir na construção coletiva de uma política nacional de formação em gestão cultural, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realizou, na quinta-feira (24), durante o II Encontro Nacional de Gestores de Cultura. O painel Pesquisadores em Políticas Culturais foi coordenado por Lia Calabre, chefe do setor de Políticas Culturais da instituição, e José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural. Com experiência acumulada em mais de duas décadas de pesquisa, e com a atuação da Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) de Políticas Culturais e Gestão — sediada na Fundação desde 2016 —, a FCRB reforçou seu compromisso com a formação e com a qualificação da gestão pública da cultura no país.

O painel realizado pela FCRB deu continuidade a uma articulação iniciada na primeira edição do encontro, em 2023, em Vitória (ES). Na ocasião, a Fundação foi convidada pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura para coordenar um encontro que reuniu pesquisadores em políticas culturais no contexto da retomada e reconstrução do MinC. O objetivo? Pensar a formação na área da gestão cultural. Nesta segunda edição, o foco da atividade foi refletir acerca da formação na área da gestão cultural, gerando soluções para subsidiar a criação de um programa nacional de ações formativas, em resposta à demanda crescente por qualificação de gestores culturais. Especialmente diante da implementação das novas legislações de fomento, como a Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura. A roda de conversa reuniu mais de 100 participantes, entre pesquisadores, dirigentes, gestores e representantes do atual Sistema MinC. Foram apresentadas experiências, discutidos desafios e compartilhadas propostas para fortalecer o campo das políticas culturais.

O presidente da FCRB, Alexandre Santini, ressaltou a importância do evento: “A formação de novos gestores de cultura é uma necessidade urgente diante das crescentes demandas do setor no Brasil. A Casa Rui possui uma sólida trajetória acadêmica e tem contribuído de forma decisiva para o fortalecimento das políticas culturais. Estamos vivendo uma nova fase, em que a gestão pública dá passos estratégicos, voltados à formação, à qualificação e à construção de políticas estruturantes e coletivas, que nos permitam ampliar e aprimorar nossas ações. O painel Pesquisadores em Políticas Culturais e o próprio Encontro Nacional de Gestores de Cultura reforçam essa perspectiva, ao promover o diálogo e a articulação entre diferentes atores comprometidos com a qualificação da gestão cultural no país.”

A chefe do setor de Políticas Culturais da FCRB, Lia Calabre destacou o objetivo do painel e dos debates: “O foco foi refletir sobre a formação dos gestores públicos em políticas culturais. No âmbito do Sistema Nacional de Cultura, o programa de formação é um dos elementos estruturantes — e, dentro dele, a formação dos gestores públicos de cultura ocupa um papel central. É com esse público que o diálogo se estabelece de forma mais intensa: os secretários de cultura e dirigentes estaduais, das capitais, regiões metropolitanas, medios e pequenos municípios, que compõem os fóruns de discussão e tomada de decisão.”

Segundo Lia, “a proposta do encontro foi  reunir experiências, pesquisadores, universidades e instituições de ensino e pesquisa que atuam na área da formação em políticas públicas — ou que tenham experiências cruzadas nesse campo — para que pudéssemos refletir coletivamente sobre o estado da arte. Queríamos compreender melhor o contexto atual, revisitar experiências anteriores, como as implementadas pelo Ministério da Cultura desde meados dos anos 2000, e também ouvir e conhecer melhor iniciativas atuais. Foi um momento importante para promover o diálogo e ampliar o entendimento sobre os caminhos da formação em cultura no Brasil”, ressaltou.

O painel foi gravado em sua íntegra e será sistematizado e transcrito para fins acadêmicos e formativos, servindo como base para futuras ações do Sistema MinC e em parceria com estados e municípios, contribuindo com insumos concretos para uma política nacional de formação na gestão pública da cultura. 

A atividade integrou a programação do encontro, que ocorreu de 23 a 25 de abril, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), com o tema Pacto pela Cultura: um Novo Ciclo das Políticas Culturais no Brasil. Com a presença de cerca de 2.000 participantes de todos os estados e do Distrito Federal, o evento se consolidou como espaço estratégico para o fortalecimento das políticas públicas culturais, promovendo o diálogo entre diferentes esferas de governo, sociedade civil e academia.



Fonte: Ministério da Cultura