Nesta segunda-feira (19), o longa Virtuosas, dirigido por Cíntia Domit Bittar, foi anunciado como vencedor do prêmio Goes to Cannes, no Marché du Film 2025. Outros quatro filmes brasileiros foram apresentados ao mercado internacional no sábado (17). A premiação conta ainda com um aporte de € 10.000, oferecido pelo estúdio espanhol Sideral Cinema, especializado na venda e distribuição de filmes independentes internacionais.
“A seleção e o reconhecimento de Virtuosas são um testemunho da narrativa destemida e da vibrante cena criativa do Brasil”, destacou o anúncio oficial do Marché du Film.
O filme Virtuosas, que tem produção de Ana Paula Mendes, acompanha um grupo de mulheres cristãs em um retiro de luxo. O que começa como uma imersão espiritual logo ganha contornos sombrios, quando a lenda de uma bruxa local começa a se manifestar de forma inquietante, expondo tensões ligadas à repressão, ao controle e à fé. Uma mistura de drama e horror psicológico em uma narrativa intensa e provocadora.
Selecionado por meio do edital Marché du Film 2025, lançado em março pelo Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa, conduzida pela Secretaria do Audiovisual (SAV), tem como objetivo ampliar a visibilidade e as oportunidades de circulação internacional do audiovisual brasileiro.
O Goes to Cannes é uma vitrine estratégica para obras em fase de finalização, promovendo encontros com distribuidores, agentes de vendas e curadores de festivais de todo o mundo. Para o Brasil, trata-se de uma oportunidade decisiva para posicionar novos talentos e fortalecer a presença do país no mercado audiovisual global.
Fonte: Ministério da Cultura