Com o objetivo de promover a formação de profissionais do audiovisual nos quesitos técnicos, estéticos e conceituais na produção de documentários, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) lança o curso livre e gratuito Produção de Documentário. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (26) no site da Escult.

A plataforma on-line, parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Instituto Federal de Goiás (IFG), oferece ações formativas e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.

Coordenado pelo professor doutor Murilo Berardo Bueno, o curso de Produção de Documentário traz um conteúdo relevante desenvolvido pelas professoras Ana Paula de Aquino Caixeta, doutoranda e mestra pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Érica Cristina Santos da Silva, mestra em Mídias Criativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo as professoras conteudistas “a formação contempla ainda as diferenças e aproximações entre documentário e ficção, as possibilidades híbridas dentro do cinema documentário contemporâneo, além das etapas cruciais de realização de uma narrativa documental, desde a pesquisa inicial até a pós-produção”.

O curso será ministrado na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 60 horas. O período de inscrição encerra em 26 de maio de 2025. Ao final, será entregue um certificado aos participantes.

A ação formativa propõe apresentar um panorama histórico-conceitual do cinema documentário e todas as etapas necessárias à realização de um projeto cinematográfico, desde a estruturação do roteiro até a pós-produção.

Escult

A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG), e integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, a proposta é oferecer cursos livres, de FIC (Formação Inicial e Continuada) e de pós-graduação.



Fonte: Ministério da Cultura