A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC), está com inscrições abertas para artistas, coletivos, produtores culturais, educadores e integrantes da comunidade interessados em integrar sua programação cultural de 2025. A iniciativa busca fomentar a diversidade artística e fortalecer o papel da BDB como espaço de encontro, aprendizado e promoção da cultura.
Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo para análise da curadoria. As propostas serão avaliadas com base em critérios como originalidade, qualidade técnica e artística, acessibilidade, diversidade e viabilidade logística.
As atividades selecionadas contarão com contrapartidas importantes, como cessão do espaço, suporte técnico e ampla divulgação. Em contrapartida, todas as apresentações devem ser gratuitas, com custos adicionais, como transporte, montagem e direitos autorais, arcados pelos participantes.
Como participar
No formulário, é necessário informar:
– Dados gerais, como nome, contato, título da proposta e sinopse.
– Descrição técnica e artística da atividade.
– Recursos necessários, equipe envolvida e expectativa de público.
– Links de materiais de apoio, como vídeos e fotos (se houver).
A duração das apresentações está limitada a 90 minutos, enquanto exposições poderão permanecer por até 30 dias. Não haverá pagamento de cachê para as atividades selecionadas. A BDB entrará em contato diretamente por e-mail apenas com as propostas que se encaixarem na programação de 2025.
“Se você acredita que sua ideia pode contribuir para enriquecer a programação da BDB e promover encontros significativos com a arte e a educação, não perca essa oportunidade”, ressalta a coordenadora cultural da BDB, Marina Mara.
A Biblioteca Demonstrativa está localizada na EQS 506/507, Asa Sul. Para mais informações, acesse o formulário ou entre em contato pelo e-mail bdb@institutoincluir.com.br.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Fonte: Ministério da Cultura