InícioEsportesCruzeiro feminino tem sete jogadoras fora por lesão no ligamento cruzado anterior

Cruzeiro feminino tem sete jogadoras fora por lesão no ligamento cruzado anterior

A zagueira Paloma Maciel, que estava com a seleção brasileira feminina em Itu, interior paulista, retornou nesta quinta-feira (18) a Belo Horizonte. A defensora do Cruzeiro, que participava de treinos para a Copa do Mundo do ano que vem, que será no Brasil, rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito e também lesionou o menisco durante uma atividade na quarta-feira (17).

A jogadora de 26 anos, que precisará passar por cirurgia, aumenta a lista de lesões preocupantes entre as Cabulosas. Com Paloma, já são sete atletas no departamento médico por lesões de LCA, sendo que seis delas se machucaram nesta temporada: a lateral Laura Felipe, a zagueira Tainara, a meia Gaby Soares e as atacantes Millene e Ravenna, além de Paloma Maciel.

A defensora ocupou o lugar de Ravenna na seleção que foi para Itu. A atacante Fabiola Sandoval também rupturou o ligamento do joelho em julho de 2025.

Em novembro de 2023, o cirurgião Marco Demange, professor Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), explicou a lesão de LCA em entrevista ao programa Stadium, da TV Brasil.

“O ligamento cruzado anterior é uma estrutura que funciona como uma corda ligando o fêmur à tíbia, estabilizando a rotação do joelho. O risco de rompimento geralmente está associado a três fatores principais: quando o ambiente pode travar o joelho; esportes com grande energia de trauma ao aterrissar de maneira inadequada; e descontroles inesperados em movimentos, comuns em esportes de impacto, como o futebol”, disse o médico.

No final de maio, a gerente de Futebol Feminino do Cruzeiro, Luiza Parreiras, mencionou que as repetidas lesões de LCA entre jogadoras do clube não são mera coincidência.

“Estamos buscando levantar dados e informações sobre o que está acontecendo, utilizando tecnologia e estrutura adequada. É necessário analisar informações de GPS, controle de carga, sono, ciclo menstrual, percentual de gordura, hidratação pré e pós-jogo, além do trabalho psicológico e de força”, comentou Luiza.

No ano passado, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou um estudo com a Universidade de Kingston, na Inglaterra, para investigar possíveis ligações entre lesões de LCA e o ciclo menstrual. Artigos médicos indicam que a incidência desse tipo de lesão é duas a oito vezes maior em mulheres do que em homens.

Antes de Paloma, a atacante Dudinha havia rompido o ligamento cruzado do joelho direito em 9 de junho, durante um amistoso entre Brasil e Estados Unidos, realizado na Arena Castelão, em Fortaleza, onde as norte-americanas venceram por 1 a 0.

O Cruzeiro ocupa atualmente a sétima colocação no Campeonato Brasileiro Feminino, que é transmitido pela TV Brasil.

As Cabulosas retornarão aos campos no dia 24 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), contra o São Paulo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Seleção em Itu

Paloma fazia parte de um grupo de 29 jogadoras reunidas em Itu até sábado (20). Apesar de serem apenas treinos, o técnico Arthur Elias considerou o encontro relevante, dado que há apenas quatro datas-Fifa restantes até a Copa.

“Essa convocação estava no nosso planejamento há muito tempo, e conseguimos realizá-la agora, durante a pausa da Copa do Mundo masculina”, destacou o treinador ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Em um ano, muitos eventos podem ocorrer no futebol, e teremos mudanças, mas não de forma radical, com 15 a 17 jogadoras diferentes de uma convocação para outra”, acrescentou Arthur.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo