InícioDistrito FederalProjeto Brasil.IA capacita 579 alunos em cursos de tecnologia gratuitos no DF

Projeto Brasil.IA capacita 579 alunos em cursos de tecnologia gratuitos no DF

A inteligência artificial (IA) tem se tornado um tema central nas conversas sobre o futuro e o mercado de trabalho, já integrando a rotina de muitos moradores do Distrito Federal. Nos dias 28 e 29 deste mês, o projeto Brasil.IA, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), realiza a formatura de 579 alunos que concluíram cursos gratuitos nas unidades do Gama, Rodeador, Santa Maria e Água Quente.

As cerimônias representam mais uma etapa do projeto, que é gerido pelo Instituto Nacional de Empoderamento Social e Qualificação (Inesq) e transforma carretas adaptadas em espaços de aprendizagem, levando formação tecnológica a diversas regiões do DF. A formatura não é apenas a entrega de certificados, mas sim uma oportunidade para jovens e adultos se conectarem com conhecimentos que, até recentemente, pareciam distantes, demonstrando que a inteligência artificial e outras ferramentas digitais estão moldando o mercado de trabalho contemporâneo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Rafael Vitorino, ressaltou que o projeto é uma ferramenta de inclusão e preparação para novas exigências profissionais. “O Brasil.IA oferece mais do que um certificado; entrega dignidade e oportunidades no novo mercado de trabalho. Nossa missão é levar conhecimento tecnológico às comunidades, criando verdadeiras chances de aprendizado e crescimento, garantindo que os cidadãos do DF sejam protagonistas qualificados para as vagas no setor de inovação”, afirmou.

Durante as aulas, os participantes tiveram acesso a conteúdos do mundo digital, em um ambiente que integra teoria e prática. Ana Carolina, coordenadora pedagógica do projeto, ressaltou que o impacto mais significativo é a mudança na percepção dos alunos sobre a tecnologia. “O mais gratificante é ver os alunos compreendendo que a tecnologia pode fazer parte de suas realidades e sonhos”, comentou.

As formaturas contaram com a presença de alunos, familiares, equipes pedagógicas, o secretário Rafael Vitorino, membros da Secti-DF e representantes do Inesq, em um momento de celebração e reconhecimento pela conclusão da formação.

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo