InícioDistrito FederalVistoria abre caminho para obras de recuperação ambiental em Sol Nascente

Vistoria abre caminho para obras de recuperação ambiental em Sol Nascente

Na manhã desta quarta-feira (20), uma reunião de alinhamento foi realizada, seguida de vistoria na Quadra 74, Trecho 3 do Sol Nascente, onde será executado o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad). O investimento estimado é de R$ 3,9 milhões e abrange a contenção de erosão, a recuperação da área degradada e o plantio de árvores. Estiveram presentes a administradora regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Michelle Aires, técnicos da Coordenação de Licenciamento e Obras, servidores da Secretaria de Obras (SODF) e representantes da Basevi, empresa contratada para o projeto.

O objetivo do encontro foi avaliar a situação atual para implementar as adequações necessárias no projeto original antes do início dos trabalhos. O engenheiro responsável, Lucas Araújo, destacou que parte da erosão já foi aterrada com material de outras obras. “Inicialmente, será construída uma via de serviço para evitar danos aos pneus dos veículos utilizados”, afirmou.

Após essa etapa, será implantado o sistema conhecido como Terramesh, uma estrutura modular que combina malha de aço com reforço contínuo para a contenção do solo. O projeto também prevê a recomposição de taludes, a revegetação da área afetada e a implantação de drenos, além de outras intervenções técnicas.

Segundo Araújo, a escolha do método construtivo foi estratégica. “Esse sistema é eficiente porque não requer uma área muito extensa. Temos cerca de 8 metros até o leito do córrego. Métodos tradicionais exigiriam muito mais espaço e poderiam levar à remoção de casas. Esperamos concluir a readequação do projeto em 15 ou 20 dias e iniciar a obra, que deve ser finalizada em cinco ou seis meses, possivelmente antes”, concluiu.

Essa intervenção é necessária devido a um grave processo erosivo na área, causado principalmente pela ocupação desordenada ao longo dos anos e pela falta de uma rede de drenagem adequada para captação das águas pluviais. O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, comentou: “Sem uma infraestrutura urbana consolidada, o volume das chuvas escoava de maneira descontrolada, causando danos ao terreno e colocando em risco a segurança da população local.”

Casimiro reiterou que o cronograma seguiu uma lógica técnica: “Não era possível corrigir esse problema sem concluir primeiro as obras de infraestrutura. A erosão é uma consequência direta da histórica falta de drenagem e pavimentação. Com esses sistemas agora em operação, podemos realizar a recuperação do terreno de forma adequada e definitiva.”

Para a administradora Michelle Aires, a obra gera uma expectativa positiva na comunidade. “Converso frequentemente com os moradores da região, e a opinião geral é muito boa. É gratificante ver que nosso trabalho está trazendo resultados práticos para a população.”

A moradora Lucineide Santos da Silva, que reside na área há 12 anos, celebrou o início das intervenções. “Sonhávamos com essas melhorias, pois já enfrentamos muitos problemas aqui. No passado, havia até planos para nos removerem daqui devido ao risco de desabamentos. Essa obra é uma bênção”, comemorou.

*Com informações da Administração Regional de Sol Nascente/Pôr do Sol

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo