InícioMundoLula desiste de viagem ao Chile; chanceler representará Brasil na cerimônia de...

Lula desiste de viagem ao Chile; chanceler representará Brasil na cerimônia de posse presidencial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá mais ao Chile para acompanhar a cerimônia de posse do novo presidente, José Antonio Kast, eleito em dezembro do ano passado. Kast substituirá Gabriel Boric.

A previsão era que Lula embarcasse ainda nesta terça-feira (10) à tarde. Em nota, o Palácio do Planalto não explicou o motivo do cancelamento da viagem, confirmada desde a semana passada, e informou que o governo brasileiro será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O evento de posse ocorrerá nesta quarta-feira (11), na cidade de Valparaíso, sede do Poder Legislativo chileno.

FILE PHOTO: Jose Antonio Kast, candidato presidencial do Partido Republicano, cumprimenta apoiadores após resultados preliminares durante a eleição presidencial em Santiago, Chile, 16 de novembro de 2025. REUTERS/Rodrigo Garrido
FILE PHOTO: Jose Antonio Kast, candidato presidencial do Partido Republicano, cumprimenta apoiadores após resultados preliminares durante a eleição presidencial em Santiago, Chile, 16 de novembro de 2025. REUTERS/Rodrigo Garrido

José Antonio Kast foi eleito em dezembro do ano passado para um mandato de quatro anos – Foto: Reuters/Rodrigo Garrido/Proibida reprodução

Kast, de perfil conservador e de direita, assumirá o poder para um mandato de quatro anos, sem possibilidade de reeleição. No fim de janeiro, Lula se reuniu com o novo líder chileno por mais de uma hora, às margens do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, realizado na Cidade do Panamá.

Durante o encontro, conforme informado pelo Palácio do Planalto, ambos ressaltaram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, destacando a disposição em ampliar a cooperação em áreas como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.

Além disso, abordaram a necessidade de promover a estabilidade regional, fortalecer a segurança pública e intensificar ações conjuntas contra o crime organizado, reconhecendo a relevância da cooperação para enfrentar desafios comuns.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo