InícioDistrito FederalGestores Ambientais de Nilópolis Visitam o Parque Ecológico Águas Claras

Gestores Ambientais de Nilópolis Visitam o Parque Ecológico Águas Claras

O Parque Ecológico Águas Claras, sob a administração do Instituto Brasília Ambiental, recebeu na manhã desta terça-feira (10) uma comitiva da cidade de Nilópolis (RJ), situada na região metropolitana do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. O objetivo do grupo, composto por gestores, assessores e parlamentares da área ambiental, foi conhecer as práticas de gestão da unidade de conservação para aplicá-las, na medida do possível, no Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão, na cidade fluminense.

A visita foi estimulada pelo fato de os gestores de Nilópolis considerarem o Parque Ecológico Águas Claras um modelo ao equilibrar a função ecológica com espaços para esporte e lazer. Durante o passeio, a comitiva teve a oportunidade de explorar a infraestrutura da unidade de conservação, incluindo a sede administrativa, quadras poliesportivas, quadras de areia, pista de caminhada, o Ponto de Encontro Comunitário (PEC), entre outros equipamentos, além da área ecológica e do espaço destinado à educação ambiental.

A comitiva do Rio de Janeiro considera o Parque Ecológico Águas Claras modelo por equilibrar consciência ecológica e lazer | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

O secretário de Meio Ambiente de Nilópolis, Dean Senra, comentou que o Parque Ecológico Águas Claras possui muitas semelhanças com o Parque Natural Farid Abrão. “Aqui temos uma mistura que existe em nosso parque de Nilópolis. É um espaço onde as pessoas podem entrar e ter contato com a natureza, além de desfrutar de lazer. É entretenimento, mas com consciência ecológica”, afirmou Senra. Ele também destacou a presença de áreas verdes frutíferas em Águas Claras, uma característica que pretende replicar em seu parque.

O presidente do Fundo de Meio Ambiente de Nilópolis, Eduardo Maruche, mencionou que o Parque Natural Farid Abrão ocupa uma área de um milhão de metros quadrados e é considerado o pulmão da cidade, que apesar de pequena, é muito populosa. O parque recebe mais de cem mil visitantes mensalmente, incluindo moradores e visitantes de toda a Baixada Fluminense. Maruche acredita que Brasília Ambiental e a Prefeitura de Nilópolis podem compartilhar experiências frutíferas na gestão de parques.

“A visita não só reforça a importância do trabalho que realizamos aqui, no Cerrado, como também nos mostra que estamos no caminho certo ao compartilhar a forma como gerimos as nossas unidades de conservação”

Celina Leão, vice-governadora do DF

A vice-governadora do DF, Celina Leão, enfatizou a importância desse intercâmbio: “Essa troca de experiências é fundamental para a preservação dos biomas. A visita não só reforça o valor do trabalho que realizamos aqui, no Cerrado, como também confirma que estamos seguindo a direção certa ao compartilhar como gerimos nossas unidades de conservação. Dessa forma, introduzimos boas práticas que podem ser replicadas em outros locais, contribuindo ativamente para a preservação ambiental”.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou que todas as unidades de conservação sob a administração do instituto estão abertas à troca de experiências. “Fortalecemos a proteção ambiental ao disseminar boas práticas. Esse intercâmbio permite uma maior eficácia na conservação da biodiversidade, fornece soluções conjuntas para conflitos e promove a integração entre conhecimentos técnicos, melhorando a qualidade de vida das comunidades que utilizam esses espaços”, explicou.

O Parque Ecológico Águas Claras é um extenso espaço verde com 95,4 hectares, inaugurado em 2000. O local oferece trilhas, lagoas, quadras esportivas, áreas de lazer e o programa Parque Educador, funcionando diariamente das 6h às 22h, ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza.

*Com informações do Brasília Ambiental

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo