O Governo de Goiás ampliou os transplantes de alta complexidade, registrando um crescimento de 25% nos procedimentos de medula óssea em 2025 em comparação com 2024. De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, também foi observado um aumento de 20,5% nos transplantes de rins no mesmo período.
Transplantes em Goiás
No ano anterior, Goiás realizou 844 procedimentos, distribuídos da seguinte forma:
- 555 de córneas;
- 176 de rins;
- 94 de medula óssea;
- 9 de fígado;
- 6 de pâncreas;
- 4 de tecido músculo esquelético.
O Estado alcançou um total de 117 doadores efetivos de órgãos, o maior número da série histórica, e a recusa familiar diminuiu de 68% em 2024 para 66% em 2025.
HGG
Nos últimos anos, Goiás consolidou o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) como o principal centro de transplantes do Estado, responsável por cerca de 99% das operações. Segundo Katiuscia Freitas, gerente da Central Estadual de Transplantes da SES-GO, 2025 foi um ano de consolidação e amadurecimento do sistema em Goiás.
“O Estado avançou de forma significativa nos procedimentos de maior complexidade, como os transplantes renais e de medula óssea. Alcançamos o maior número de doadores efetivos da série histórica, fortalecendo a estrutura do sistema e criando condições para a expansão futura da atividade transplantadora”, afirma a gerente da SES.
Saiba mais
Irmãos recebem rins da mesma doadora em transplantes inéditos realizados no HGG

