Governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha, participam do lançamento da pedra fundamental da Casa McDonald de Goiânia, espaço dedicado exclusivamente ao acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Cora (Foto: Lucas Diener e Remisson Sales)

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participaram, nesta segunda-feira (15/12), do lançamento da pedra fundamental da construção da Casa Ronald McDonald de Goiânia, a primeira da região Centro-Oeste e uma das maiores da América do Sul.

O espaço, dedicado exclusivamente ao acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico e de suas famílias, será construído ao lado do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), com investimento de R$ 25 milhões.

Casa Ronald McDonald

O projeto da Casa Ronald McDonald contempla 22 apartamentos mobiliados, refeitório, lavanderia, biblioteca, brinquedoteca, jardins integrados e toda a estrutura necessária para que as famílias de baixa renda possam permanecer próximas aos filhos durante o tratamento contra o câncer.

“O Instituto Ronald McDonald projetou uma casa toda detalhada para acolher os familiares com suítes, ambiente de descontração, como também refeitório, com toda a estrutura mais humanizada possível”, enalteceu o governador.

Ao falar sobre o Cora, Caiado enfatizou que a obra lançada complementa o compromisso assumido por ele em suprir uma lacuna de atendimento oncológico na rede pública e, ao mesmo tempo, instalar um centro especializado, com excelência em estrutura, equipamentos e equipe médico-hospitalar.

“Nós tivemos uma responsabilidade, não é nenhuma obra de marketing. É uma obra para cuidar e curar vidas. E com a equipe que tem know-how e competência para implantá-lo”, frisou ao mencionar que 80% dos pacientes são provenientes do interior do estado.

Cora: acolhimento humanizado e tecnologia de ponta em defesa da vida

Caiado enfatizou que obra lançada complementa o compromisso assumido por ele em suprir uma lacuna de atendimento oncológico na rede pública (Foto: Lucas Diener e Remisson Sales)

Day use no Espaço da Família

Em projeto pioneiro, o empreendimento paralelo ao Cora vai contemplar também o Espaço da Família Ronald McDonald, ampliando a possibilidade de acolhimento e atendimento às famílias. O local contará com uma modalidade inédita no país: o day use, que permitirá o acolhimento de famílias durante o dia, mesmo sem necessidade de hospedagem.

A iniciativa amplia o acesso ao cuidado, reduz o desgaste de longas permanências hospitalares e fortalece a rede de apoio emocional e social das famílias.

Mais novidade

A unidade em Goiás virá com mais uma novidade, que é o caráter sustentável. Será a primeira Casa Ronald McDonald do Brasil projetada e construída do zero com práticas modernas de sustentabilidade, incluindo telhado verde, sistema de reuso de água, uso racional de energia, materiais ecoeficientes e soluções para reduzir impactos ambientais.

Com isso, estará entre as casas mais avançadas do mundo em iniciativas sustentáveis dentro do sistema Ronald McDonald House Global.

CEO do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel pontuou que Goiás recebe a maior unidade já construída no Brasil e será a primeira com combo pack, integrando acolhimento de pacientes, famílias e day use.

“A gente otimiza em eficiência, porque vamos ter uma equipe conseguindo gerenciar dois programas globais e ao mesmo tempo podemos servir mais famílias de forma mais ampla às suas necessidades”, detalhou.

“Depois de seis anos, a gente retoma nossa expansão e em Goiás, um estado que está com crescimento acima, que tem um hospital que é referência não só para o Brasil, mas para o mundo”, enalteceu.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, enfatizou a versatilidade da estrutura projetada para Goiás. Segundo ele, “a casa mais moderna do planeta”.

“Mesmo quem não precisar ficar hospedado, que mora em Goiânia, região metropolitana, tem aqui também o day use, vão poder utilizar a estrutura da casa para fazer o atendimento, se alimentarem, fazer atividades, uma série de questões que vão estar sendo oferecidas. A gente está muito feliz com essa entrega”, sublinhou.

Diretor-técnico do Cora, Mário de Paulo enfatizou que o tratamento de câncer é complexo e requer apoio familiar constante.

“A vinda da casa nos proporciona um alojamento para a família que vai ter acomodação mais adequada. O aspecto psicossocial é muito importante”, disse. “Estamos mudando a história. Obrigada por esse apoio”, acrescentou, citando que, desde a admissão dos primeiros pacientes, o Complexo já realizou 5 mil consultas, mais de 600 cirurgias, sendo 32 cirurgias de grande porte e 33 neurocirurgias.

O gerente-regional de Operações da Arcos Dorados no Centro-Oeste, franqueada da McDonald’s na América Latina, Frederico Moura, enfatizou a magnitude do projeto goiano.

“É a primeira casa do Centro-Oeste, será uma das maiores da América do Sul e a primeira sustentável do Brasil. Isso mostra o compromisso da nossa rede em ir além, em inovar, em construir relações e soluções que acompanhem as necessidades reais das famílias onde atuamos. Especialmente aquelas que viajam longe em busca de tratamento”, disse.

Para a representante da MBRF, Márcia Molina, uma das empresas patrocinadoras do empreendimento, o projeto comprova que é “possível unir acolhimento, responsabilidade e eficiência”. “Participar como apoiadores deste projeto significa reforçar nosso compromisso com as causas sociais relevantes e com ações que realmente transformam vidas. Temos orgulho de somar esforços”, pontuou.

“A casa Ronald McDonald representa muito mais que uma obra física, ela simboliza cuidado, esperança e humanidade. Um espaço onde famílias encontram apoio, acolhimento e força para seguir em frente nos seus momentos mais difíceis”, afirmou a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira. “Essa casa é carinho e segurança nesse momento tão difícil para as famílias”, afirmou o franqueado Nadim Haddad.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias