O sábado (24) foi marcado por uma conquista inédita para o Brasil no Festival de Cannes. Wagner Moura venceu o prêmio – até então inédito – de melhor interpretação masculina com o filme O Agente Secreto. O longa deu ainda ao diretor Kleber Mendonça Filho o troféu de melhor direção.

“Vivemos um momento vibrante do audiovisual brasileiro. O Agente Secreto é, merecidamente, reconhecido por sua direção e interpretação. E revela o potencial de nossas produções e de nossa cultura. Viva o Brasil e o cinema nacional, viva Kleber Mendonça [Filho], Wagner Moura e todos aqueles que, com profissionalismo e amor, ajudam a cravar o nome do Brasil na história”, comemorou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o filme ambientado nos anos 1970 conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

“Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade”, afirmou Kleber Mendonça em seu discurso.

Premiação

A entrega deste prêmio marca o encerramento do Festival de Cannes. São eles: Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri e as distinções de direção, roteiro e interpretação feminina e masculina;

O Agente Secreto recebeu ainda o prêmio da Crítica no Festival de Cannes – o anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci). Ele não faz parte da lista oficial de honrarias do festival. Foi criada, de forma paralela, por críticos de cinema.

A estreia do filme brasileiro no último domingo (18) contou com as presenças da titular da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e da secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga. Foram 13 minutos ininterruptos de aplausos.

País de Honra

Em fevereiro, o Brasil foi anunciado país homenageado de honra do Marché du Film, que celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica. Com isso, teve intensa programação na França, com conferências, estreias de filmes, rodadas de diálogos e premiações.

Lista de vencedores do Festival de Cannes em 2025:

  • Melhor Ator – Wagner Moura, por “O Agente Secreto”;
  • Melhor Diretor – Kleber Mendonça Filho, por “O Agente Secreto”;
  • Palma de Ouro – “A Simple Accident”, de Jafar Panahi;
  • Grand Prix – “Sentimental Value”, de Joachim Trier;
  • Prêmio Especial do Júri – “Ressurreição”, de Bi Gan;
  • Câmera de Ouro – O “Bolo do Presidente”, de Hasan Hadi;
  • Prêmio do Júri – Mascha Schilinski, por “Sound of Falling”;
  • Melhor Roteiro – Jean-Pierre e Luc Dardenne, por Young Mothers;
  • Menção Especial – My Father’s Shadow, de Akinola Davies Jr.;
  • Curta-metragem Palma de Ouro – I’m Glad You’re Dead Now, de Tawfeek Barhom;
  • Menção Especial, Curta-metragem – Ali, de Adnan Al Rajeev;
  • Melhor atriz – Nadia Melliti, por The Little Sister.



Fonte: Ministério da Cultura