Campanha destaca a importância da educação para um trânsito mais seguro
Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF
(Brasília, 30/04/25) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o DER, SEST/SENAT, DNIT, PMDF, Fecomércio, Sindauto, Caesb e a Universidade de Brasília (UnB), lançou nesta terça-feira (30), a campanha Maio Amarelo 2025 no Distrito Federal.
A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira (30), no Museu Nacional da República, e contou com a presença do diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini; do secretário-executivo da SSP/DF, Alexandre Patury; do secretário-executivo da Semob, Alex Carreiro; do secretário-executivo do Conselho Superior da PCDF, Yury Pereira; do chefe do escritório de direitos humanos da PRF, Teógenes Abreu; do coordenador de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT, Júlio Cesar Donelli Pellizzon; e do comandante do CPtran/PMDF, Edvã Sousa. Também participaram representantes de instituições públicas e privadas, estudantes e professores da rede pública do DF envolvidos no Programa Detran nas Escolas.
Na ocasião foi lançado o livro “Alice e seus pets vão de cinto. A obra aborda, de forma educativa e acessível, os cuidados essenciais para o transporte seguro de animais de estimação. Essa iniciativa reforça o compromisso do Detran-DF com a promoção de um trânsito mais seguro — para todos, inclusive para os pets e seus tutores. Cabe destacar que o livro foi idealizado e escrito por servidores do Detran-DF.
Para o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, a grande adesão ao lançamento do Maio Amarelo 2025 demonstra que a sociedade está cada vez mais engajada na construção de um trânsito mais humano e seguro: “Nosso foco é a educação, porque é por meio dela que conseguimos transformar comportamentos e salvar vidas. O Detran-DF está comprometido com esse propósito e seguirá mobilizando parceiros e a população para que a segurança viária seja uma prioridade permanente”, destacou o diretor.
Mais de 3 mil pessoas prestigiaram o evento, que se estendeu ao longo do dia com diversas atividades interativas, como pista de corrida, exposições educativas, simulações e oficinas voltadas à promoção de um trânsito mais seguro.
Programação
A programação do Maio Amarelo inclui uma série de ações de conscientização, como palestras, blitzes educativas, intervenções urbanas, campanhas nas redes sociais e mobilizações em escolas. O objetivo é envolver a sociedade em um esforço coletivo pela redução de acidentes e pela valorização da vida no trânsito.
1º/05 – Quinta-feira | 8h às 17h – Parque Vivencial do Paranoá
• Entrega de materiais educativos
• Apresentações com bonecos artísticos
• Palestras educativas
• Participação no 6º Carrinho de Rolimã, com orientações sobre circulação em vias públicas, comportamento seguro dentro de veículos e uso correto da bicicleta
03/05 – Sábado | 13h às 18h – Parque da Cidade (próximo à Administração do Plano Piloto)
• Palestras educativas
• Circuito de palestras de rua com foco em circulação segura, comportamento no trânsito e uso responsável da bicicleta
Fonte: DETRAN – DF