Ambientes de lazer devem ser espaços de segurança e respeito para todas as pessoas. Pensando nisso, o protocolo Por Todas Elas chegou a mais um estabelecimento, capacitando 105 colaboradores do restaurante Mané Mercado, em Brasília, nessa quinta-feira (3). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), visa combater a violência de gênero e o assédio em bares, restaurantes e outros locais de entretenimento, garantindo que funcionários estejam preparados para agir diante de situações de risco.

O treinamento oferece ferramentas para que proprietários e equipes identifiquem e respondam de forma adequada a casos de assédio e violência contra mulheres. Quando necessário, as autoridades competentes são acionadas, sempre com acolhimento e respeito às vítimas.

Ambiente mais seguro

Felipe Cavalcante, que trabalha em um restaurante do Mané Mercado há um mês, destacou o potencial da capacitação para transformar comportamentos: “Tudo começa com a conscientização. A sociedade ainda é machista, e treinamentos como esse reforçam a necessidade de respeito às mulheres”.

Já Beatriz Paulinho da Silva, garçonete há um ano no complexo, ressaltou a importância da iniciativa no dia a dia da equipe: “Já presenciei casos de importunação. Com essa capacitação, ficamos mais atentos não só ao atendimento, mas também ao comportamento dos clientes. Precisamos garantir que todas as mulheres se sintam seguras”.

Além da sensibilização, os estabelecimentos que aderem ao protocolo recebem o selo Por Todas Elas, válido por um ano, como reconhecimento do compromisso com a proteção das mulheres.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforça que o protocolo faz parte de uma ação contínua do Governo do Distrito Federal (GDF) para criar ambientes seguros para o público feminino. “Nosso objetivo é promover uma cultura de respeito, garantindo que mulheres possam frequentar espaços de lazer sem medo. Essa capacitação é essencial para que todos saibam como agir em situações de assédio”, destacou.

Sobre o protocolo Por Todas Elas

Criado pelo Decreto nº 45.772/24, que regulamenta a Lei n° 7.241/23, o Por Todas Elas determina que bares, restaurantes, casas de shows e eventos adotem medidas para prevenir a violência contra mulheres. Além de treinamento para funcionários, o programa oferece atendimento social, psicológico e jurídico em diversas regiões do Distrito Federal, como Ceilândia, Guará, Plano Piloto e Recanto das Emas, entre outras.

Até agora, mais de 560 pessoas já participaram das capacitações em estabelecimentos e eventos no DF, incluindo a Arena BRB, jogos de futebol, Capital Moto Week e Sesc, entre outros. Com a adesão de cada novo espaço, o Distrito Federal avança na construção de uma cidade mais segura para todas as mulheres.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

Fonte: Agência Brasília